Agentes Químicos com Absorção também pela Pele Gera insalubridade?

 Agentes Químicos com Absorção também pela Pele Gera insalubridade?

Primeiramente para quem não conhece, o Anexo 11 da NR 15 tem uma coluna chamada de “Absorção Também pela Pele”.

E a grande dúvida é, quando um agente químico possui uma marcação com o sinal de “+” (mais) nesta coluna, significa que este agente químico pode ser insalubre se o trabalhador tiver uma exposição respiratória e dérmica ou não?

Já vi muitos colegas alegando que sim, que, se o trabalhador possuir uma exposição respiratória ou dérmica no caso destes agentes químicos, poderá sim ser insalubre por exposição dérmica, além da respiratória.

Mas, eu já adiando que, NÃOOOOOOO, não é insalubre e eu vou explicar o motivo.

Quando lemos o texto do Anexo 11 da NR 15, em específico o item 1, vemos que, somente será considerado como insalubre, se os LT forem ultrapassados, caso contrário, não será insalubre.

Já no item 2 deste mesmo anexo, informa que, os LT informados no item 1, são válidos ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE para absorção apenas por VIA RESPIRATÓRIA.

Ou seja, se o LT for ultrapassado e o trabalhador está inalando esta determinada substância química, esta atividade será considerada como insalubre.

Agora, e quanto a absorção pela pele informada no Anexo 11 da NR 15, pra que serve?

Segundo o item 5 deste anexo, a absorção também pela pele, serve apenas para informar que, além de proteger o trabalhador nas vias respiratórias, também devemos proteger a pele o trabalhador, pronto, é só isso.

Vale lembrar que, a NR 15 não foi projetada apenas para definir a insalubridade, mas também, para determinar a proteção do trabalhador e este item serve para proteger o trabalhador e não definir insalubridade.

E aí, sabia dessa? Esta informação é novidade para você ou você já sabia, coloca aí nos comentários se você já sabia ou não sobre isso.

Thiago Santos Machado

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + doze =